quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Primeiro crânio completo de um macaco com 20 milhões de anos

Restos serão avaliados em Paris antes de retornarem ao Uganda

Cientistas franceses e ugandeses descobriram o fóssil de um crânio de um macaco com 20 milhões de anos na região de Karamoja, no Uganda, segundo anunciou a equipd ontem em comunicado.

Os investigadores fizeram a descoberta a 18 de Julho, enquanto estudavam os fósseis remanescentes de um vulcão extinto em Karamoja, uma região semiárida no extremo nordeste de Uganda. Este foi o primeiro crânio completo de um macaco desta idade a ser encontrado. "É um fóssil muito importante", disse o paleontólogo Martin Pickford, do College de France de Paris, em entrevista a jornalistas.

Pickford assinalou que estudos preliminares do fóssil mostram que o herbívoro subia em árvores e devia ter dez anos quando morreu. A cabeça era do tamanho da de um chimpanzé, e o cérebro, do de um babuíno, um macaco maior. Bridgette Senut, professora do Museu Nacional de História Natural, avançou que os restos seriam levados a Paris para que fossem examinados e documentados antes de retornarem ao Uganda.

Fonte: http://biologias.com/noticias/1011/Primeiro-cranio-completo-de-um-macaco-com-20-milhoes-de-anos

Comentário: Esse crânio que é muito antigo pode revelar coisas daquela época como, por exemplo, a evolução desses animais, como eles viviam, etc. Ele é muito importante e pode também descobrir outras coisas sobre o macaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário