quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Novo estudo nega evidências da relação entre celulares e câncer

Há dois meses, OMS disse que telefone móvel pode ser cancerígeno.
Pesquisa não vai contra resultados anteriores, pois objetivos são diferentes.

 

Um novo estudo publicado nesse sábado ponha mais lenha na fogueira da discussão sobre a relação entre telefones celulares e tumores cerebrais. O trabalho é uma revisão de pesquisas anteriores, feita por um comitê de especialistas da Grã-Bretanha, Estados Unidos e Suécia. O grupo concluiu que não há evidência convincente de ligação com nenhum tipo de câncer.
O estudo notou também que não há mecanismos biológicos estabelecidos pelos quais os sinais de rádio usados nos celulares poderiam desencadear tumores.
"Embora reste alguma incerteza, a tendência pelo acúmulo de evidências é cada vez mais contra a hipótese de que o telefone celular possa causar tumores cerebrais em adultos", escreveram os especialistas na revista científica "Environmental Health Perspectives".
Há dois meses, no entanto, a Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (Iarc, na sigla em inglês), ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), decidiu que o uso do telefone celular deveria ser classificado como "possivelmente cancerígeno para humanos".
Anthony Swerdlow, do Instituto Britânico de Pesquisa do Câncer, que comandou o novo estudo, disse à Reuters que as duas posições não são necessariamente contraditórias, já que a Iarc precisava colocar os celulares em uma categoria de risco pré-definida.
"Estamos tentando dizer em linguagem clara qual acreditamos que seja a relação. Eles (Iarc) estavam tentando classificar o risco segundo um sistema de classificação pré-estabelecido", disse Swerdlow.
A Iarc também considera como possivelmente cancerígenas itens tão díspares quanto o chumbo, os picles e o café.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/07/novo-estudo-nega-evidencias-da-relacao-entre-celulares-e-cancer.html


Comentário: O celular, aparelho usado esssencialmente para quase todas as pessoas, seria um grande problema se ele causasse tumores. Pode ser que exista uma pequena chance de acontecer, mas é algo ainda não esclarecido, pois uns dizem que dá e outros não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário